Acessar em outra janela
Fechar











Data Center


Um data center é uma estrutura que tem papel importantíssimo para que diversos serviços atuais sejam bem utilizados e para garantir a continuidade de funcionamento de sistemas que processam dados diversos. Hoje em dia, então, em que quase tudo está informatizado, esse tipo de ambiente é relevante para inúmeros setores da economia, desde o controle de energia elétrica e telecomunicações na esfera pública, até as iniciativas das grandes corporações. Você sabe o que isso quer dizer exatamente e como tais equipamentos funcionam?

Um local para processar e armazenar dados

Basicamente, um data center se trata de um local destinado a concentrar os equipamentos que uma empresa ou organização utilizam para o processamento e armazenamento de dados, o que, dependendo do tamanho do empreendimento, pode acolher milhares de servidores, outros bancos de dados informatizados e componentes auxiliares, como storages e ativos de rede (como, por exemplo, switches e roteadores). Nesse sentido, a tradução para o português como Centro de Processamento de Dados (CPD).

Para que serve um data center

Esses equipamentos são montados com o objetivo de processar de maneira adequada grande quantidade de informações, ininterrupta e confiavelmente, para que a organização que usufrui desse sistema não tenha desvios ou queda na operacionalidade de seus serviços. Por conta disso, comumente esses centros de processamento de dados são alojados em compartimentos ou salões com extrema proteção, alguns dos quais trazem sistema contra incêndio, têm pisos elevados contra inundações e oferecem um fechamento contra acesso indevido de pessoal inabilitado ou não especializado. Quase sempre, os equipamentos ficam dispostos sobre racks ou armários metálicos, com monitoramento de temperatura, de forma a conservar os itens resfriados e no ambiente ótimo para funcionar.

Seus artifícios básicos

Para que o data center apresente uma estrutura apropriada de funcionamento, ele deve, antes de mais nada, possuir uma infraestrutura de rede. Isso significa que ele precisa interagir com o tráfego IP (Internet Protocol) e outros protocolos de comunicação que permitam endereçar e encaminhar os pacotes de dados que usam a rede mundial de computadores. O projeto de servidores precisa atender bem a demanda da organização e carece da avaliação de pessoal especializado em TI (Tecnologia da Informação) para chegar a um número rigoroso de quantos servidores e outros aparelhos serão necessários para esta zona.

É muito válido também que o data center seja alimentado por um sistema que evite oscilações ou a falta de energia elétrica, o qual poderá ser composto por no-breaks, geradores de potência e mesmo uma subestação elétrica, dependendo do porte da organização. A conveniência da ocasião pedirá que, além dos sistemas contra incêndio e de equilíbrio de temperatura, esse setor da organização traga ainda um mecanismo de segurança física, com câmaras de segurança e sistema de identificação para acesso (e, conforme a situação, presença de serviço armado de segurança).

Além dessa estrutura de software e hardware em ambiente controlado, o data center precisa adotar várias medidas para resguardo dos dados, para o caso de, mesmo com tanta proteção, ocorrer um problema. Por isso, recursos como backup automático, servidores virtuais, entre outras soluções tecnológicas são bem-vindas para a boa funcionalidade do sistema.

Segurança

O acesso, circulação e manipulação de equipamentos no Data Center são monitorados por câmeras e acompanhados por uma equipe de segurança.

Todo nosso sistema de segurança é monitorado 24x7x365 por nosso NOC, com gravação em vídeo, sendo que o cliente tem acesso às imagens em tempo real e histórico.

Acesso físico ao prédio (entrada e saída) com controle individual, protegido por portas de aço e vidros blindados.

Câmeras de segurança monitoram todos os pontos do prédio, incluindo as áreas de segurança do Data Center.

Combate e Extinção de Incêndio

A infraestrutura do data center conta com moderna tecnologia em prevenção e extinção de incêndios, sendo monitorada 24x7x365 pelo NOC.

Um data center vertical possui seu espaço físico distribuído em vários andares. Esta segmentação permite um maior controle na prevenção e detecção de incêndios bem como uma extinção mais eficaz. No caso de um evento, apenas o andar ou segmento é afetado, enquanto os outros andares continuam a operar normalmente.

Cada andar conta com dois sistemas distintos de prevenção e extinção de incêndios, redundantes e independentes.

Além do monitoramento iônico do ar através de sensores de alta sensibilidade, todas as salas-cofre contam com detectores de fumaça e incêndio.

O Data Center possui cilindros de gás FM-200 redundantes em cada sala cofre, de tal forma que o ambiente está todo protegido.

Não trabalhamos com sprinklers e extinção de incêndio por água para não afetar os equipamentos e permitir que a operação seja contínua mesmo mediante a um evento de incêndio.

Procedimentos de Segurança

Acesso ao prédio restrito, com entrada somente após autorização, com acompanhamento de um responsável. Equipes técnicas dos clientes devem ser previamente credenciadas, com definição de alçadas para executar tarefas específicas dentro do Data Center (acesso e remoção de hardware, atualização de software, etc.). Saída do prédio somente quando acompanhada por pessoa responsável

Entrada e saída de equipamentos controladas por equipe de segurança.

Climatização

A infraestrutura de climatização do Data Center foi construída para atender às necessidades de robustez e redundância de todo o edifício.

Este fornecimento é monitorado 24x7x365 pelo NOC.

Todo o ambiente é climatizado em um sistema Water Free, ou seja, sem o uso de água. Cada andar possui um sistema de contingência baseado no sistema self-air.

Desta forma, por mais que haja algum problema em um dos andares, os demais operam de forma totalmente autônoma e redundante.

Energia

A infraestrutura de energia do Data Center foi construída para atender às necessidades de robustez e redundância de nossos clientes. Este fornecimento é monitorado 24x7x365 por nosso centro de gerenciamento (NOC). No Data Center, contamos com:

  • Entrada dupla de energia elétrica ao prédio, sendo que estas estão conectadas a dois circuitos distintos.
  • Nobreaks Liebert de última geração.
  • 120 minutos de capacidade através de no-breaks.
  • Geradores à diesel de 560Kva cada, com autonomia para até 200 horas sem reabastecimento.
  • Capacidade de reabastecimento de diesel em menos de 24 horas, sem desligar os geradores.

  • Rede

    Equipamentos de rede redundantes entre os Data Centers e do exterior, sendo que há redundância nacional de alguns equipamentos entre São Paulo e Florianópolis.

    A nossa rede possui tecnologia Cisco - Powered Network.

    Uso do protocolo BGP-4 no roteamento do tráfego, permitindo o rápido acesso a diferentes backbones e garantindo o funcionamento dos servidores em caso de problemas e falhas em um dos backbones da Internet.
    HomeEmpresaSegurançaData centerInfraestrutura de RedesServidoresBackupSoftwareProdutosSuporte TécnicoContatoÁrea Restrita

    Copyright © - 2017 - CSTICLOUD
    Todos os direitos reservados.

    Desenvolvido por: Cesar Linhares